Ir para o conteúdo

Em Brasília, secretário Rasível Santos discute ampliação do serviço de diálise peritoneal em Goiás

Atualmente, apenas 100 pessoas no estado utilizam a diálise peritoneal frente a 5 mil outros pacientes renais que realizam o tratamento com hemodiálise. A previsão é iniciar a expansão do serviço pelas policlínicas de Formosa, Goianésia e Quirinópolis

O secretário de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Rasivel Santos, se reuniu, nesta quinta-feira (07/08), com representantes da empresa Vantive, distribuidora única e exclusiva de soluções relacionadas à diálise peritoneal (DP) no Brasil. O encontro, realizado no Gabinete de Representação de Goiás no Distrito Federal, em Brasília, contou também com a presença do subsecretário de Políticas e Ações em Saúde da SES, Luciano Carvalho, e da gerente de Atenção Especializada da pasta, Roberta Leão, para tratar da ampliação de oferta do serviço em território goiano.

A terapia é dedicada ao tratamento de pacientes renais e uma alternativa eficaz à hemodiálise. Isso porque a diálise peritoneal pode ser realizada na casa do próprio paciente, com acompanhamento de equipe especializada, o que reduz a necessidade de deslocamentos frequentes a centros de referência. A DP utiliza uma solução especial (dialisato) e a membrana peritoneal — o revestimento do abdômen — como filtro para ajudar a limpar o sangue e remover o excesso de fluidos.

“A diálise traz cuidado humanizado. Ela possibilita que os pacientes continuem trabalhando, cuidando do lar e produzindo, mantendo uma vida mais próxima da normalidade”, destacou Rasivel Santos, ao lembrar que em todo o país, apenas 7 mil pessoas fazem a terapia de diálise peritoneal, enquanto a hemodiálise, que é consideravelmente mais dispendiosa, tem mais de 150 mil pacientes em tratamento.

Em Goiás, o cenário é similar, com apenas 100 pessoas utilizam a DP frente a 5 mil pacientes renais que realizam o tratamento com hemodiálise. “Estamos negociando com a Vantive a ampliação do sistema de diálise em todo o estado, visando incluir mais pacientes e, especialmente, possibilitar que aqueles submetidos à hemodiálise — que exigem longas sessões e deslocamentos frequentes — possam migrar para uma modalidade mais acessível e menos invasiva” ressaltou.

Ainda conforme o titular da SES-GO, a alternativa de tratamento nefrológico ainda pode solucionar os problemas relacionados à fila de espera para a hemodiálise no estado e em todo o Brasil. “Acabamos de mostrar uma crise de pacientes internados nos hospitais porque não tem vaga nas clínicas de hemodiálise e, dessa forma, vamos solucionar também esse problema das vagas, do custo e do custo social de tudo isso”, finalizou.

O presidente da Vantive da região das Américas, Guillermo Amezcua, parabenizou a iniciativa do Governo de Goiás de buscar a expansão do serviço, tão importante para os pacientes. “Estamos muito inspirados com a oportunidade de trabalhar ao lado de representantes do governo tão comprometidos, para poder discutir possibilidades para a população em geral”, disse.

Já Alexandre Feixoto, gerente geral da Vantive Brasil, destacou que a resistência para a utilização da diálise peritoneal está relacionada, principalmente, com a falta de conhecimento da população, uma vez que o tratamento é muito mais benéfico do que a hemodiálise tradicional.  “Uma terapia que foi um pouco esquecida, deixada de lado no país, mas a gente tem uma grande visão e acreditamos que essa terapia faz parte da solução do problema de diálise no país.”

O tratamento com DP é ofertado na rede estadual de saúde desde junho deste ano, na Policlínica Estadual de Posse. Nos próximos meses, o serviço deve ser disponibilizado à população nas policlínicas de Formosa, Goianésia e Quirinópolis, com previsão de chegar, futuramente, às demais unidades (policlínicas de São Luís de Montes Belos e Goiás, além das outras três policlínicas que estão em construção).

Aline Rodrigues (texto) e Marco Monteiro (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO

Fonte: Governo de Goiás – Secretaria de Estado da Saúde

Compartilhar

Inscreva-se para receber novidades

Artigos Relacionados