Ir para o conteúdo

Após sete anos de tratamento renal, menino viaja para MG e recebe novo rim

Desde os dois meses de vida, João Guilherme viveu em hemodiálise e recebeu órgão compatível em outubro

Em tratamento renal desde os dois meses de idade no Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o pequeno João Guilherme Morales dos Santos, de sete anos, recebeu um novo rim no último dia 22 de outubro, na Santa Casa de Belo Horizonte (MG)

A compatibilidade foi confirmada no dia 21 de outubro, e a criança foi levada de Dourados, onde se encontrava, até a capital mineira para realizar o transplante, acompanhada da avó materna, Sirlene Morales. Isso porque a mãe do menino, Gilmara Machado, estava em fase avançada de gestação.

Durante a gestação, os exames já indicavam que João poderia ter alterações renais, mas os primeiros diagnósticos feitos após o nascimento não identificaram problemas. Aos dois meses de vida, a criança precisou ser internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e foi diagnosticada com válvula de uretra posterior, uma obstrução que dificultava a passagem normal da urina e comprometeu seus rins, bexiga e vias urinárias.

Aos três meses, João passou por cirurgia, mas não houve melhora significativa. Desde então, o menino passou a fazer tratamento contínuo no Humap, primeiro com medicamentos, depois com diálise peritoneal e, por fim, com hemodiálise.

Apesar dos imprevistos, como a conexão atrasada em São Paulo, o transplante foi realizado com sucesso. João se recupera bem, com o novo rim funcionando adequadamente e em bom estado geral de saúde.

“Foi muita emoção, tudo ao mesmo tempo: felicidade, preocupação, alegria. Lutamos anos por esse momento. Fiquei muito grata por saber que minha mãe estava lá com ele, garantindo que o João estivesse seguro e acolhido”, afirmou Gilmara.

Fonte: Campo Grande News

Compartilhar

Inscreva-se para receber novidades

Artigos Relacionados