O mais recente episódio do podcast “À Conversa sobre Diálise” conta com a participação de Mário Raimundo, médico nefrologista e membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Nefrologia.
Considerado uma referência nacional no estudo e tratamento das doenças renais, o especialista traça um retrato otimista da evolução da área. “
A última década foi muito entusiasmante. Verifica-se uma clara evolução da Nefrologia portuguesa, com vários especialistas a integrarem órgãos internacionais”, afirma.
Entre as perspectivas de futuro, Mário Raimundo destaca a possibilidade de soluções inovadoras para a substituição da função renal que vão além da diálise ou do transplante.
“Num horizonte que pode não estar distante, podemos vir a contar com rins artificiais portáteis, rins artificiais implantáveis ou rins biotecnológicos”, adianta.
“A nefrologia portuguesa está viva e de boa saúde”
Ao longo do episódio é também sublinhada a importância de uma abordagem integral ao doente renal crónico, através de equipas multidisciplinares que reúnem, num único espaço, cuidados de nefrologia, medicina interna e enfermagem especializada.
“A nefrologia portuguesa está viva e de boa saúde. Os resultados alcançados pelos nossos doentes assim o comprovam e nos orgulham”, conclui o nefrologista.
O podcast “À conversa sobre Diálise” comemora o 40.º aniversário da ANADIAL e tem como objetivo abordar a evolução do tratamento da doença renal crónica ao longo das últimas quatro décadas. Convida mensalmente um especialista para debater temas relevantes para doentes renais, profissionais de saúde e o público em geral.
Fonte: PTJORNAL