A II Conferência Luso-brasileira de Gestão em Diálise começou! Na mesa de abertura do evento, o presidente da ABCDT, Dr. Yussif Ali Mere Junior, o vice-presidente da Anadial, Serafim Guimarães, o diretor técnico da ABCDT, Dr. André Pimentel, João Luís Figueiredo, representante da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, a vice-presidente nacional da SBN, Lilian Pires, a presidente da Fenapar, Maria de Lourdes da Silva Alves, e o deputado Pedro Westphalen deram as boas-vindas aos participantes e puderam falar sobre as principais conquistas e desafios da saúde renal.
“Temos muito a comemorar nesses 35 anos. A diálise evoluiu de maneira surpreendente e positiva e o acesso do paciente ao tratamento também foi bastante ampliado. Mas ainda há muito a conquistar, principalmente em relação ao cofinanciamento e à universalização da oferta à terapia a quem precisa. Desejo que esses dois dias de evento sejam muito produtivos para a continuidade da nossa luta em prol das clínicas e pacientes”, ressaltou Dr. Yussif.
Ao final, uma linda homenagem comoveu quem estava presente. O Dr. Luis Fernando Froimtchuk, um dos fundadores da ABCDT, recebeu uma placa em agradecimento à dedicação e colaboração essenciais à nossa entidade ao longo dos anos.
Ainda durante a manhã, tivemos a palestra “Gestão ambiental em diálise: para um futuro sustentável”, com Ivo Laranjinha, e a palestra-magna do dia “Os caminhos portugueses da terapia renal”, com Serafim Guimarães.
Siga nos acompanhando por aqui porque nossa conferência está só começando!