Nova unidade beneficiará 35 mil moradores de 62 municípios gaúchos
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Alberto Delgado Neto, visitou as obras de instalação do Setor de Hemodiálise do Hospital São Paulo, em Lagoa Vermelha. O empreendimento beneficiará cerca de 35 mil pessoas, de 62 municípios da região. Na oportunidade, o superintendente da Fundação Araucária – mantenedora da instituição -, Ademir Perineto, agradeceu o apoio do Judiciário. A unidade deve ser inaugurada até o final do ano.
Perineto lembrou quando esteve no Tribunal para solicitar a especialização de varas judiciais em Lagoa Vermelha. Na ocasião, comentou com a ex-presidente do TJRS, desembargadora Íris Helena Nogueira, sobre a inexistência de uma unidade de hemodiálise na cidade. “O TJRS imediatamente aderiu a causa e acionou o Executivo, que por meio da Secretaria de Saúde, inseriu o hospital no Programa Avançar na Saúde, proporcionando a obra”, recordou.
Delgado Neto agradeceu a lembrança e disse que o trabalho faz parte das estratégias do programa Judiciário Solidário. “O trabalho está sendo feito há bastante tempo, auxiliando na área de saúde, seja com repasses de verbas ou articulações. No caso da região, os pacientes precisam ir a Passo Fundo para realizar hemodiálise e graças à ação conjunta, a obra permitirá que fiquem na cidade”, destacou o magistrado, que foi vice-presidente do TJRS na gestão anterior.
O secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, acompanhou a visita e recordou o repasse, que destinou R$ 154 milhões para diversos hospitais públicos do Estado. “Nunca tinha vivenciado iniciativa igual à promovida pelo Judiciário, repassando valores para a saúde pública, auxiliando a sociedade e reduzindo a judicialização”, destacou.
Fonte: Correio do Povo