A diretoria da ABCDT se reuniu com importantes lideranças do Ministério da Saúde, incluindo o Diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET), Aristides de Oliveira, e a Coordenadora-Geral de Atenção Especializada, Carmen Moura. O encontro aconteceu na última sexta-feira, dia 13 de dezembro, na sede da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES).
A pauta: estratégias para fortalecer o cuidado com os pacientes renais crônicos e a sustentabilidade financeira das clínicas de diálise em 2025. Em um cenário onde o último reajuste da tabela SUS foi de apenas 10% em 2023, faz-se necessário medidas que assegurem a continuidade dos tratamentos.
Outro ponto essencial abordado foi o projeto do Governo Federal para estímulo à diálise peritoneal, uma alternativa que pode ampliar o acesso ao tratamento e beneficiar ainda mais pacientes em todo o país.
Pela ABCDT, participaram o presidente Yussif Ali Mere Jr., o vice-presidente Leonardo Barberes, o vice-presidente no Paraná, Ricardo Akel, e a diretora de Comunicação, Débora Oliveira.
A reunião marcou o início de um diálogo estratégico com o Governo Federal para 2025. Acreditamos que o trabalho em conjunto pode transformar desafios em soluções concretas. E não paramos por aqui: novas reuniões devem ocorrer no início do ano, reforçando nosso compromisso com as clínicas de diálise e os pacientes renais crônicos do Brasil.
#ADiáliseNãoPodeEsperar