Fenapar lança campanha e manifesto pela diálise peritoneal domiciliar

0
15

Ação “Direito à diálise peritoneal domiciliar” busca apresentar opção de tratamento menos invasiva para doentes renais crônicos

Nesta quarta-feira (25/9), a FENAPAR lança nacionalmente a campanha Direito à diálise peritoneal domiciliar, durante a realização do XXXII Congresso Brasileiro de Nefrologia, que acontece em Salvador, até o próximo sábado (28/9).

A campanha tem como objetivo principal educar e informar as pessoas sobre os benefícios da diálise peritoneal domiciliar, garantindo que todos tenham acesso às melhores opções de tratamento para cuidar da saúde renal e viver com mais qualidade de vida.

A diálise peritoneal domiciliar é um tipo de terapia renal substitutiva, eficaz, segura, que é realizada no domicílio do paciente, geralmente durante o sono, permitindo que mantenham o convívio familiar e a rotina diária.

A campanha

Criada a partir da necessidade de mostrar a importância do tratamento domiciliar para melhorar a vida dos pacientes com doenças renais crônicas (DRC), a campanha visa levar informação com credibilidade e apontar os benefícios para pacientes e familiares.

Com foco principal na conscientização, a campanha busca incentivar a procura por mais informações sobre o método, fazendo com que a diálise peritoneal domiciliar seja uma opção apresentada a todos os pacientes. Para isso, a sociedade civil é convidada a entender melhor esta terapia e como ela pode impactar positivamente na vida de milhares de pessoas.

Estima-se que um em cada dez brasileiros seja portador de DRC, e muitos ainda nem sabem deste diagnóstico. Segundo dados do Censo Brasileiro de Diálise de 2023, cerca de 157 mil pessoas são pacientes renais crônicos no Brasil e destas apenas 5.822 realizam diálise peritoneal.

“Esta campanha nasceu do desejo de mostrar aos pacientes de DRC que há outras opções de tratamento que vão além da hemodiálise. A diálise peritoneal domiciliar proporciona inúmeros benefícios aos pacientes, mas ela é pouca conhecida. A nossa meta é mudar esta realidade e fazer com que a diálise seja levada em consideração na hora da escolha do tratamento”, explica o presidente da FENAPAR, Renato Padilha.

Para saber mais sobre a campanha, acesse o site, baixe o manifesto elaborado em parceria entre a Fenapar e a Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Fonte: Estado de Minas