Fístulas para hemodiálise são foco de evento inédito em Salvador

0
92
Foto: Divulgação

Médicos nefrologistas e cirurgiões vasculares participam de encontro pioneiro no dia 20 de julho, no Restaurante Amado

Uma epidemia silenciosa. É como um artigo publicado em abril pela Revista Nature, e amplamente repercutido pela imprensa mundial, se refere à doença renal crônica. O texto alerta sobre a doença ser a terceira causa de morte que mais cresce globalmente, afetando 850 milhões de pessoas, e destaca que ela deve se tornar a quinta causa de morte no mundo em 2040. No Brasil, a estimativa é que a doença renal crônica afete cerca de 11% da população e de que 144 mil pacientes estejam, hoje, em hemodiálise, procedimento em que, em substituição ao rim, uma máquina filtra o sangue do paciente.

É em atenção a esse cenário epidêmico crescente que surge o FístulaTalks, um evento pioneiro na Bahia, dedicado às fístulas arteriovenosas (FAV) e outros acessos vasculares para hemodiálise em pacientes renais crônicos. O encontro reunirá, no dia 20 de julho, médicos nefrologistas, cirurgiões vasculares e outros profissionais de saúde em uma jornada de discussão e atualização sobre o tema no Restaurante Amado, em Salvador.

“As fístulas arteriovenosas são a melhor modalidade de acesso para os pacientes em hemodiálise por apresentarem menores taxas de complicações, proporcionando aos pacientes uma melhor qualidade de vida e sobrevida”, explica Dr. Leonardo Cortizo, cirurgião vascular e um dos idealizadores do encontro.

Além dele, o FístulaTalks tem também entre os idealizadores os médicos Dr. Rodrigo Mota, Dr. André Brito, Dr. Paulo Menezes Filho, Dr. João Pedro Carvalho e Dr. Rodrigo Carvalho, integrantes do corpo clínico da Clínica IVA – Inteligência Vascular Avançada, realizadora do evento.

Programação

O encontro tem como objetivo promover imersão e atualização científica com ênfase nos últimos avanços, estudos clínicos recentes e troca de experiências entre cirurgiões vasculares, nefrologistas e outros profissionais envolvidos no manejo de acessos vasculares em pacientes dialíticos.

“Nos últimos anos, houve no Brasil uma mudança do paradigma no cuidado do doente renal. Ainda estamos longe do ideal, mas é fato que houve uma melhora no âmbito nacional. Maior difusão de conhecimento, melhora nos cuidados, maior interação dos atores envolvidos no processo”, destaca o Dr. Rodrigo Mota.

Em uma manhã intensa, o FístulaTalks contará com quatro sessões temáticas amplas e diversas que trarão entre os temas macro: 1) Nefrologia, 2) A Fístula Arteriovenosa, 3) Visão do Paciente e 4) A Intervenção. Os assuntos passam por exame clínico vascular no paciente dialítico, punções, multidisciplinaridade nos times, acesso vascular para as terapias de alto fluxo, cenário local e nacional do acesso vascular no renal crônico, informações sobre o Guideline Brasileiro de Acesso Vascular, falência do acesso, interações com pacientes, e muito mais. A programação completa do evento está disponível no site fistulatalks.com.br/.

Eventos monotemáticos

O FístulaTalks deriva de um evento realizado anteriormente, o IVATalks Nefrologia, realizado pelo mesmo grupo em 2022. Absolutamente elogiado pelos profissionais participantes, o evento cresceu em 2024. “Neste novo evento iremos ter uma maior participação dos nefrologistas e enfermeiros de hemodiálise na programação, profissionais que trarão pautas importantes da prática diária de todos os envolvidos no cuidado do paciente renal. Além disso, o evento trará temas extremamente atuais discutidos nos principais eventos da área realizados ao redor do mundo”, afirma Leonardo Cortizo.

Além das sessões técnicas, o evento contará com representantes da indústria médico-hospitalar, que são também patrocinadores no evento, entre eles CardioMedh, Embryo, Tadmedical, Goldmedic, Medicicor e Hope Med.

O Grupo IVA tem se tornado referência na promoção de eventos monotemáticos e multidisciplinares em sua área de atuação, posicionando também Salvador e a Bahia como foco importante de encontros de atualização médica. Este ano, em abril, o grupo realizou também o AortaTalks, um encontro internacional que discutiu questões relacionadas à aorta.

Fonte: TRBN – Tribuna da Bahia