ABCDT REALIZA REUNIÃO COM CLÍNICAS DE BRASÍLIA ASSOCIADAS À ENTIDADE

0
167

A ABCDT realizou em 29 de julho/2020 uma reunião pela plataforma Zoom com as clínicas associadas de Brasília. Participaram o vice-presidente da ABCDT, Dr. Yussif Ali Mere Junior, o diretor regional do Distrito Federal, Miguel Calmon, o diretor da Clínica de Nefrologia Renal Vida de Ceilândia Sul, Cláudio Batista, o diretor da Politécnica Saúde de Santa Maria, Paulo Antonio de Araujo, o diretor da Sociedade Clínica Médica, Aluisio Costa e Silva
O Miguel Calmon iniciou a reunião se apresentando como o diretor regional da ABCDT no Distrito Federal e se colocou à disposição das clínicas para ajudar no que for necessário em suas demandas do dia a dia. Em seguida ele citou que algumas clínicas ainda têm dificuldades sobre como agir em relação ao dimensionamento dos profissionais de enfermagem, devido a Ação do COFEN. O Dr. Yussif esclareceu que até o momento a orientação do Ministério da Saúde é que as clínicas sigam o que está na Portaria Nº 1675/2018. O Miguel então propôs que a ABCDT tente agendar uma reunião com o Ministério da Saúde para discutir o tema. A secretaria da ABCDT ficou de entrar em contato com a Secretaria de Atenção Especializada em Saúde – SAES/MS para tentar agendar essa reunião.
Em seguida o Miguel Calmon apresentou a Campanha de Valorização 2020 – Vidas Importam: A Diálise Não Pode Parar e falou da importância do engajamento de todas as clínicas para o sucesso da campanha, que este ano, devido à pandemia do coronavírus, será apenas online. No Dia D da Diálise – 27/08/2020 serão realizados vários eventos online (organização das clínicas), e um webinar organizado pela ABCDT para celebrar o dia D.
O Dr. Paulo falou da dificuldade de sobrevivência das clínicas que atendem 100% SUS, que a hemodiálise é um tratamento fidedigno e atende a todos com igualdade, sem fazer distinção de pessoas, ricos ou pobres, todos têm o mesmo atendimento e tratamento de qualidade e destacou a importância da união das clínicas. Ressaltou a importância de todos buscarem seus contatos políticos em prol da diálise e que a campanha, Vidas Importam: A Diálise Não Pode Parar é primordial para mostrar à sociedade o quanto esse tratamento é importante e merece mais atenção dos governantes. O Dr. Yussif acrescentou que o modelo de atendimento das clínicas de diálise deveria ser replicado para outros setores da saúde que prestam serviço ao SUS. Por último, o Miguel Calmon informou que a ABCDT irá enviar um roteiro da campanha e todas as peças publicitárias para as clínicas iniciarem a divulgação.