Maria Auxiliadora Viana da Silva, moradora da comunidade de Mulungu, localizada no distrito de Maniçoba, zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procurou o Portal Preto no Branco para relatar sobre o atraso no pagamento do auxílio destinado ao transporte de pacientes que realizam hemodiálise no município. Segundo ela, o benefício deveria ter sido pago até o último dia 16, mas até esta segunda-feira (24) nenhum valor foi depositado.
“Minha filha faz hemodiálise aqui em Juazeiro. Nós somos do Mulungu, zona rural, e cada paciente do interior recebe um valor da Secretaria de Saúde para arcar com a locomoção, porque não tem veículo para nos buscar. O valor depende da distância da comunidade em que o paciente reside. O valor é pago todos os meses, mas esse mês já passou do dia e até agora não nos deram uma previsão.”
Ela conta ainda que os pacientes já procuraram a sede dá à Secretaria de Saúde em busca de respostas, mas até o momento não recebe informações concretas.
“A gente chega lá e cada uma tem uma história. Hoje disseram que não tinham dinheiro. Perguntei por que e responderam que as folhas têm que chegar. Mas as folhas já foram, que nós sabemos. O pagamento costuma atrasar as vezes, mas quando atrasa eles dizem uma previsão. Aí, quando não paga, a gente volta lá e eles depositam. Agora não tem previsão nenhuma”.
Ainda conforme o relato, sem o depósito do auxílio, muitos pacientes estão sem condições de garantir as idas nos dias de tratamento.
“Já passou do dia e a gente não tem mais dinheiro. Quando chega o dia de tratamento, mesmo sem ter, nós temos que vir. Essas pessoas não podem passar do dia da hemodiálise e aí têm que se virar para achar o dinheiro para garantir o tratamento. Nem que não tenha, a gente vem assim mesmo. Os pacientes não têm como trabalhar. Eles não trabalham porque eles não podem trabalhar. Então sobra para nós, familiares. Nós não temos mais nenhum centavo”.
Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Saúde de Juazeiro em busca de esclarecimentos. Em nota, a SESAU informou que “o pagamento da ajuda de custo destinada aos pacientes contemplados com o benefício passou por um atraso excepcional neste mês devido a um equívoco identificado no sistema interno (1doc), o que tornou necessário refazer parte do processo administrativo. A Sesau ressalta que todos os meses a Secretaria realiza o monitoramento regular da ajuda de custo, consolidando um relatório com os valores correspondentes a cada paciente beneficiado. Esse relatório é encaminhado ao setor administrativo responsável pela efetivação dos pagamentos. Contudo, devido à falha ocorrida, houve atraso na execução deste procedimento. A Sesau reitera que o ajuste necessário já foi concluído pelo setor administrativo e os pagamentos estão sendo regularizados. Trata-se de uma situação pontual, que não faz parte da rotina da secretaria, ocasionada por uma falha interna no fluxo administrativo, já identificada e corrigida. A Secretaria reafirma seu compromisso com a transparência e com a continuidade da assistência a todos os usuários do sistema de saúde municipal”.
Redação PNB/ foto ilustrativa
Fonte: Preto no branco


