Reunião com o Ministro da Saúde busca reajuste para hemodiálise
Mensagem do Presidente
Estivemos reunidos no Gabinete do Ministro da Saúde, Dr Marcelo Castro (PMDB/PI) e a Diretora do DAET, Dra Maria Ignez Gadelha no dia 08 de dezembro, no intuito de conseguir reajuste no reembolso da hemodiálise realizada em pacientes do SUS. Junto conosco, a Dra. Carmen Tzzano Martins, presidente da SBN, que agendou a reunião com a ajuda do Deputado Federal Baleia Rossi do PMDB/SP.
Também estavam presentes o Dr. José Euber Soares, assessor da ABCDT e o Dr. Osvaldo Merege, Presidente da SONESP.
O Ministro Marcelo Costa definiu nossas reinvindicações como prioridade dentro do Ministério, compreendeu nossas demandas e concorda que deve haver um reajuste, mas, disse ele, que sem a votação do orçamento federal no Congresso, não há nada que se possa fazer no momento.
Pediu que aguardássemos mais algum tempo, até que o orçamento seja definido e aí sim, se comprometeu a dar um reajuste, cujo valor não foi definido. Isso, pensamos, deve acontecer em janeiro próximo, quando já está agendada uma nova reunião com o Ministro.
Alertamos o Ministro da situação difícil das clínicas, inclusive com a possibilidade de haver pouco a pouco, fechamento de algumas delas e até eventualmente a parada por parte de algumas, do atendimento vinculado ao SUS. O caos está anunciado. Algo concreto precisa ser feito antes disso, deixamos claro ao Governo.
Assim, associados, ainda há alguma esperança de que após a virada do ano tenhamos um novo valor para a sessão de hemodiálise. É esperar para ver acontecer.
Dentro do possível, um bom final de ano a todos, e o desejo de termos em 2016 dias melhores para todas as Clínicas de Diálise do Brasil.
Saudações,
Hélio Vida Cassi
Presidente da ABCDT