O Centro de Hemodiálise do Hospital CHAMA, em Arapiraca, não está mais aceitando pacientes do SUS para iniciar terapia dialítica. De acordo com o diretor-médico Indalécio Magalhães, a suspensão do serviço foi motivada pelo não pagamento da produção, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca.
Segundo o médico só referente ao mês de setembro, o Centro de Hemodiálise do CHAMA deixou de receber um valor aproximado de R$ 60 mil, inviabilizando vários procedimentos.
Por este motivo, as avaliações e internamentos SUS também foram suspensos e todos os pacientes com problemas renais estão sendo redirecionados para outros hospitais da rede. “Se o Centro de Hemodiálise fechar por completo nenhum outro Centro em Alagoas terá capacidade de absorver os quase 265 pacientes que atendemos aqui”, alertou o médico.
O corte de 10% na verba do SUS está prejudicando diretamente os pacientes novos, pois as portas foram fechadas e o hospital não tem como agregar esses pacientes sem que o contratualizado com a Prefeitura de Arapiraca seja obedecido.
A esses pacientes o médico os aconselha a procurarem o Ministério Público e buscarem seus direitos. “Há pacientes que não podem ficar três dias sem o tratamento, pois perdem a vida”, lamentou o médico.
Um desses pacientes é Marcos Antônio do Nascimento, que faz tratamento contínuo de hemodiálise há quatro anos no Hospital Chama. “Minha vida depende desse tratamento. Sem ele irei morrer com toda a certeza. Alguém tem que enxergar esse drama e tomar uma atitude. São nossas vidas que estão em jogo”, frisou o paciente.
Fonte: Cada Minuto – 13/11/2015