Atividade alertam sobre os riscos da doença renal crônica em Prudente

0
102

No CEU do Parque Alvorada, na zona leste, a campanha ocorrerá das 8h30 às 12h, nesta quinta-feira (12). Já no Hospital Regional (HR), o atendimento será feito das 9h às 13h.
O Centro de Arte e Esporte Unificado (CEU) “Professor Samoel Brondi”, localizado no Parque Alvorada, na zona leste de Presidente Prudente, receberá, nesta quinta-feira (12), das 8h30 às 12h, as ações alusivas ao Dia Mundial do Rim. O evento, que abre a Campanha “Rins Saudáveis”, da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), é promovido pela Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim), em parceria com diferentes órgãos.

As ações do Dia Mundial do Rim são dedicadas à população dos bairros Jardim Itatiaia, Parque Alvorada e jardins Itapura 1 e 2. Na quadra poliesportiva coberta do CEU, a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) prestará serviços gratuitos à população, como aferição da pressão arterial, exame de sangue para glicemia, colesterol e, após uma triagem, dosagem de creatinina, o que detecta se a pessoa tem algum problema nos rins. As pessoas que quiserem fazer exames precisam comparecer ao CEU em jejum de oito horas. Os resultados dos exames serão agilizados pela Unoeste, para que as pessoas com doença renal possam procurar um nefrologista.
As ações da universidade serão promovidas por meio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e reunirão voluntários de cinco cursos: medicina, biomedicina, enfermagem, farmácia e estética.
Já o 14º Grupamento de Bombeiros participará do Dia Mundial do Rim pela primeira vez. Segundo confirmou o tenente Maycon Cristo, uma Unidade de Resgate (UR) ficará estacionada no CEU, perto da quadra, onde os bombeiros ensinarão uma importante técnica de primeiros socorros, a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), também conhecida como “massagem cardíaca”. A intenção é alertar a população para o fato de que o paciente renal tem mais riscos de sofrer uma parada cardíaca e que em algumas situações a massagem cardíaca pode salvar a vida da pessoa.
Ainda no Dia Mundial do Rim, no cineteatro do CEU, palestras rápidas tratarão da questão da prevenção e do tratamento das doenças renais, dos danos do mau uso de remédios aos rins e de dicas de como cuidar da saúde renal.
A SBN alerta para o fato de que 20% dos homens e 25% das mulheres, entre 65 e 74 anos, têm a Doença Renal Crônica (DRC). Acima dos 75 anos, metade da população mundial tem DRC – uma epidemia silenciosa, que também afeta a população de Presidente Prudente e das cidades da região. Muitas pessoas não sabem que têm alguma doença renal.
O Dia Mundial do Rim foi instituído em 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e pela Federação Internacional de Fundações de Rim (IFKF). No Brasil, a campanha é coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pelo Departamento de Epidemiologia e Prevenção de Doenças.
A Carim completa 11 anos de atividade em 2015. Em oito anos de celebração da data na cidade, é a primeira vez que o evento não será na Praça Nove de Julho.
Hospital Regional
Em alusão ao Dia Mundial do Rim, o Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente promove campanha para alertar sobre os riscos da doença renal crônica, que atinge cerca de 10% da população mundial, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia. Apenas o Ambulatório de Nefrologia do HR recebeu em 2014 cerca de 2,1 mil pacientes, o que representa uma média de 40 pessoas por semana.
As atividades serão realizadas nesta quinta-feira (12), na entrada do ambulatório. No local, será montada uma tenda para atendimento a funcionários e usuários do hospital, com aferição da pressão arterial, teste de glicemia e orientações nutricionais e dietéticas. Os serviços são gratuitos e estarão disponíveis das 9h às 13h.
No mesmo dia, o nefrologista Gustavo Navarro Betônico ministra palestra sobre o tema da campanha de 2015 da SBN: “Campanha para Rins Saudáveis”. O evento às 15h, no anfiteatro do HR, também será aberto ao público.
Sobre a doença
A doença renal crônica afeta pessoas de todas as idades e raças. De acordo com o nefrologista do HR, Igor Costa Almeida, as pessoas que sofrem de pressão alta e diabetes e que têm histórico familiar ou mais de 50 anos são mais propensas a desenvolver a patologia.
Por isso, devem se consultar com um médico pelo menos uma vez por ano, para fazer o exame de urina e dosar a creatinina do sangue. “Tabagismo, excesso de peso e problemas cardiovasculares também são considerados fatores de risco para desencadear doença renal”, alerta.
Para reduzir os riscos, o médico recomenda que o indivíduo mantenha bons hábitos alimentares, controle o peso, pratique atividade física regularmente, beba bastante água e não tome medicamentos sem prescrição médica.
Fonte: I Fronteira – 12/03/2015
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui