Doentes renais crônicos cadastrados no SUS terão transporte gratuito

0
175

Goiânia – O prefeito Paulo Garcia (PT) assinou durante solenidade no Paço Municipal, ordem de serviço para início imediato ao transporte de pessoas que sofrem com problemas renais crônicos e que precisam se desclocar para fazer hemodiálise. Enquanto assinava o documento, na tarde desta sehunda-feira (15), o petista explicou que a medida faz referência ao deslocamento entre a residência do usuário ao local onde se submetem ao tratamento e o retorno, ou seja, ida e volta.

Para ter direito ao benefício, o paciente precisa ser cadastrado no Sistema único de Saúde (SUS) e provar que realiza o tratamento. a Expectativa é de que ao todo, mais de 200 pessoas ligadas à Associação dos Doentes Renais Crônicos possam utilizar o serviço.“A maior parte desses pacientes têm dificuldades de locomoção e a administração municipal vai auxiliar na acessibilidade deles”, disse Paulo.
Na ocasião, o prefeito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fez a entrega de seis Vans para que o transporte comece de imediato. “Com essa medida, estamos promovendo uma qualidade de vida e uma maior mobilidade a esses pacientes, além do avanço no atendimento do Sistema Único de Saúde”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado.
O secretário lembrou também que o atendimento será de acordo com a demanda dos usuários, que é crescente. “Nosso objetivo é que os pacientes tenham mais tranquilidade no desenvolvimento do tratamento, pois muitos moram em locais de difícil acesso o que de alguma forma atrapalha na locomoção e no tratamento, com esse transporte estamos auxiliando nestes dois quesitos”.
Uma das pessoas que fará uso do serviço por se submeter a hemodiálises diariamente será o vice-presidente da Associação dos Doentes Renais Crônicos, Diogo da Fonseca, que parabenizou a iniciativa. “Antes já passamos até 60 dias sem atendimento em algumas rotas, com isso, nossa expectativa é que com essa iniciativa da Prefeitura de Goiânia em assumir integralmente o nosso transporte, traga também melhoria na qualidade de vida das pessoas que precisam dessa atenção, uma vez que, muitos dos pacientes são amputados, têm baixa visão, enfim, são bastante debilitados”, declarou.
Paulo Garcia aproveitou a oportunidade para informar que nos próximos dias a irá apresentar um grande programa de humanização da saúde na capital goiana. “Nós entregaremos diversas obras e vamos apresentar diversos programas e projetos, que não tenho dúvida que promoverão um avanço significativo na assistência à saúde pública na nossa cidade, inclusive no atendimento a todos que necessitarem, mesmo aqueles usuários que são do interior. Sabemos que de cada três atendimentos que se realizam na cidade de Goiânia, dois são de usuários de outros municípios que não têm na cidade de origem a atenção a saúde necessária, e nós continuaremos a atender a todos sem distinção de onde eles vêm”.
Fonte: AR a Redação – 23/07/2013

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui