Seg, 17 de Junho de 2013
Prezados Associados,
A ABCDT pediu formalmente uma reunião com o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, Dr. Daniel Rinaldi. O encontro aconteceu em 14 de junho/2013 e contou com a presença do presidente da ABCDT, Dr. Hélio Vida Cassi e do diretor técnico, Dr. Paulo Luconi.
A reunião foi solicitada devido a preocupação da diretoria da ABCDT com as mudanças previstas para acontecer em breve no tratamento dos pacientes renais crônicos no Brasil. Haverá consultas públicas para discussão da nova RDC 154/04 – ANVISA da diálise e também das diretrizes para o atendimento do renal crônico em tratamento conservador.
Haverá sem dúvida um impacto financeiro com elevação dos custos do tratamento, e as clínicas de diálise e os nefrologistas, em geral, serão peças importantes na operacionalização dessas mudanças.
Até o momento não houve, por parte do Ministério da Saúde, nenhum indício de como tudo isto será financiado. É exatamente nesse ponto que está a maior preocupação da ABCDT.
Assim, a entidade solicitou o apoio da SBN para tentar uma abertura de conversação dentro do Ministério direcionada especificamente para esse ponto: “como a conta vai ser paga?”
A classe nefrológica é parte importante em todo esse processo, e tem todo o direito de participar também da discussão sobre seu financiamento. Já há no Ministério algum planejamento sobre o assunto? Será possível levar uma proposta da nefrologia brasileira como um todo? Enfim, como será a remuneração de cada uma das partes envolvidas?
Houve consenso de que realmente todas essas questões são relevantes, ficando acertado que o Dr. Daniel Rinaldi fará contato com o Dr. José Eduardo Fogolin Passos, diretor de Alta e Média Complexidade/MS, tentando agendar uma reunião em Brasília. A idéia é que ABCDT, SBN e MS possam discutir e definir as bases para que os custos originados pelas mudanças sejam efetivamente cobertos, e haja dignidade e justiça no pagamento pelo serviço que será prestado.
A ABCDT aguarda assim a marcação dessa reunião, para depois então, poder notificar a todos os envolvidos sobre o andamento dessas negociações.
Um abraço a todos!
Diretoria da ABCDT