Centro de Hemodiálise de Balsas alcança a marca de 373 mil atendimentos na região sul do Maranhão

0
56
Centro de Hemodiálise de Balsas (Foto/Reprodução)

Com os investimentos do Governo do Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fortaleceu a rede de hemodiálise no estado. Nesta quarta-feira (19), o Centro de Hemodiálise de Balsas comemorou quatro anos de assistência e alcançou a marca de 373 mil atendimentos.

tualmente, a unidade atende 13 municípios da região Sul do estado e conta com estrutura completa e uma equipe multiprofissional qualificada. O centro possui 14 poltronas de diálise, funcionando de segunda a sábado, em três turnos, atendendo diariamente 84 pacientes.

O Centro de Hemodiálise de Balsas, localizado no sul do Maranhão, oferece serviços de terapia renal para pacientes da região. Funcionando desde 2021, o centro está situado em um espaço anexo ao Hospital Regional de Balsas.

Na manhã desta quarta-feira (19), pacientes e profissionais da unidade celebraram os quatro anos de funcionamento do serviço. Para o paciente Daniel Alves dos Santos, de 59 anos, residente em Balsas, além da assistência em saúde, a unidade mantém uma rotina de cuidado e atenção com os usuários do serviço. “Quero parabenizar a todos, desde as zeladoras até os médicos. Todos nos tratam com amor, carinho e respeito. Só tenho a agradecer ao Centro de Hemodiálise”.

A supervisora administrativa do Centro de Hemodiálise de Balsas, Luana Silva Gomes destaca a importância do equipamento da rede estadual de saúde para os pacientes renais. “O Centro de Hemodiálise de Balsas vem transformando vidas por meio de um atendimento humanizado, proporcionando qualidade de vida aos pacientes com doenças renais crônicas. O serviço de terapia renal oferece suporte essencial para aqueles que dependem do tratamento, devolvendo esperança e bem-estar”, pontuou a supervisora.

Durante a comemoração, profissionais e pacientes puderam compartilhar experiências e a rotina de atendimento. Ao final, o tradicional corte do bolo foi realizado.

Dados

Até março de 2025, a unidade realizou 8.809 consultas médicas, 136.727 consultas multidisciplinares, 102.500 procedimentos de enfermagem, 46.368 serviços de terapia renal substitutiva e ainda 78.649 pelo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), relativo aos últimos quatro anos.

A unidade da rede da SES é gerenciada pelo Instituto Acqua e conta com uma infraestrutura moderna, incluindo recepção, consultórios, sala de triagem, farmácia, posto de enfermagem, sala de armazenamento de concentrados, sala de implantação de cateter e emergência, sala de reprocessamento de dialisadores e sala de coordenação de enfermagem.

Fonte: Diário Sul Maranhense