Pacientes renais reclamam da falta de atendimento; Sesau fala em reorganização

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Atendimentos estão sendo realizados no Pronto Socorro Airton Rocha, de acordo com a Sesau (Foto: José Magno/FolhaBV)

Pacientes da Clínica Renal de Roraima e familiares reclamam da interrupção no atendimento de diálise desde a última quarta-feira (12). Segundo as denúncias recebidas pela Folha BV, pacientes ficaram sem assistência devido a problemas na unidade.

A Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) foi procurada e informou que os pacientes que buscam atendimento no Hospital Geral de Roraima (HGR) estão sendo encaminhados ao Pronto Socorro Airton Rocha, onde um fluxo específico foi organizado para atender a demanda.

Segundo a pasta, ao dar entrada na unidade, os pacientes passam por avaliação médica e, caso haja necessidade urgente, um nefrologista é acionado para realizar a diálise. Nos casos não emergenciais, o paciente recebe orientações médicas e é liberado.

Falta de pagamento de funcionários

O problema ocorre no contexto de uma disputa trabalhista. A Justiça do Trabalho determinou que a Clínica Renal de Roraima pague imediatamente os salários atrasados de cerca de 70 funcionários, incluindo profissionais de enfermagem, administrativo, limpeza e manutenção.

Segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Serviços de Saúde de Roraima (Siemesp-RR), os atrasos são recorrentes e afetam diretamente a subsistência dos trabalhadores. Caso o pagamento não seja regularizado, há a possibilidade de paralisação.

A Sesau apontou que o pagamento dos salários é de responsabilidade da empresa contratada, que deve cumprir prazos para emissão de notas fiscais. Segundo a secretaria, as notas referentes a dezembro de 2024 e janeiro de 2025 foram protocoladas nos dias 11 de fevereiro, e o pagamento pode ser feito dentro do prazo contratual de até 30 dias.

Fonte: Folha BV