Avanços na cirurgia minimamente invasiva de cálculo renal

0
62

Na maioria dos casos, os cálculos renais são expelidos naturalmente pelo corpo, mas cálculos grandes podem causar problemas mais sérios e precisar de intervenção cirúrgica. Para trazer mais conforto ao paciente, os especialistas estão aprimorando a cirurgia de remoção para torná-la menos invasiva. Conheça duas opções bastantes utilizadas:

➡️ Ureteroscopia: uma câmera muito pequena é inserida pelo trato urinário para visualizar o cálculo renal. Quando necessário, esse cálculo é quebrado com laser e os pedaços são retirados individualmente.

➡️ Cirurgia Percutânea: recomendada para cálculos muito grandes. É feita uma pequena incisão nas costas do paciente e, por meio do corte, instrumentos e câmera são utilizados para examinar o rim e quebrar os cálculos.

Por serem menos invasivas, o comprometimento ao tecido dos rins é menor com essas alternativas, facilitando a recuperação do paciente e reduzindo o risco de complicações. Essa é uma evolução da medicina que está possibilitando mais conforto e segurança aos pacientes renais.