Cerca de 163 mil casos prováveis, com 31 mortes confirmadas e 176 em análise. Esse é o atual cenário da dengue no país em 2025. A doença costuma se agravar no verão, causando preocupação especialmente para o paciente renal.
Entre as complicações causadas pela dengue, estão febre alta e desidratação, fatores que podem agravar sintomas comuns em pacientes em diálise, como a fadiga e os desequilíbrios eletrolíticos. Além disso, a infecção fragiliza significativamente o sistema imunológico, aumentando as chances de piora no quadro do paciente renal e até mesmo favorecendo o desenvolvimento de uma lesão renal aguda.
Por isso, não perca tempo. Reforce os cuidados relacionados à prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, como buscar focos de água limpa parada em casa, usar telas nas janelas e proteja-se usando repelentes quando estiver em ambientes externos que possam ter mosquitos.
E em caso de sintomas, procure seu médico o quanto antes para o diagnóstico e tratamento. Quanto antes iniciamos os cuidados, com medicação e hidratação, menos complicações podemos enfrentar!