Estamos avançando de forma positiva nas tratativas com a Sabesp, em São Paulo, sobre a manutenção de descontos na tarifa sobre o serviço de água fornecido a cerca de 180 clínicas do estado. Em reunião nesta segunda-feira (27/01), que contou com a participação do nosso vice-presidente, Dr. Leonardo Barberes, do vice-presidente da ABCDT-SE, Thomaz Whately, e do Dr. João Moreira, proprietário de unidades de diálise na capital paulista, os representantes da Sabesp se comprometeram a apresentar, em breve, uma solução.
A proposta defendida junto à agência reguladora é a criação de uma tarifa assistencial para clínicas que ofereçam mais de 60% de seu atendimento a pacientes do SUS. Desta forma, as unidades de diálise passariam a ser enquadradas como entidades filantrópicas, sendo usado o mesmo entendimento dado na Emenda Constitucional 127 no advento do piso da enfermagem
Até lá, a orientação é que as clínicas que receberam cobranças com tarifas ajustadas entrem em contato com a Sabesp e requeiram a emissão de conta de fornecimento de água com o valor da tarifa anterior, conforme decisão liminar que garantiu a manutenção do benefício.