CRM-PR realiza reunião com membros da ABCDT-PR sobre o cenário da diálise no Paraná

0
180
CRM-PR em reunião com a ABCDT-PR sobre o cenário da diálise no Paraná (Foto: CRM-PR)

Objetivo do encontro foi entender como estão as demandas relacionadas às manutenções e estrutura do Estado no que se refere ao tratamento das doenças que necessitam de diálise no Estado.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) esteve em reunião com a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante do Paraná (ABCDT-PR), realizada no dia último dia 5. O intuito do encontro foi entender como estão as demandas relacionadas às manutenções e estrutura do Estado no que se refere ao tratamento das doenças que necessitam de diálise no Paraná.

“A Sociedade de Nefrologia e Nefrologistas de vários Municípios do Paraná apresentaram no CRM- PR as dificuldades na manutenção das estruturas de diálise e a perspectiva de importante agravo. Também foi abordada a situação de glosas efetuadas pelos convênios”, informou o conselheiro 1° secretário Fernando Fabiano Castellano Junior.

Segundo dados apurados pela ABCDT-PR, a incidência é de 8.647 doentes renais em diálise no Paraná e 1.200.000 doentes pré-dialíticos. De acordo com o vice-presidente da ABCDT-PR e superintendente do Grupo Instituto do Rim do Paraná, Ricardo Akel, a doença renal crônica está em processo de expansão. Entretanto, as redes de serviços de diálise têm se mantido inertes e em retração em várias regiões do Brasil, gerando crise assistencial de demandas reprimidas e falta de vagas.

“Este CRM-PR, sensibilizado com o exposto, solidariza-se com o apresentado e estará pautando junto ao Executivo e Legislativo, dando suporte e discutindo estratégias para o enfrentamento adequado que se impõe”, afirmou o presidente Romualdo Gama.

De acordo com os membros da ABCDT-PR, o objetivo da entidade é fortalecer o movimento em busca do cofinanciamento, pelo Estado, das ações e serviços de Terapia Renal Substitutiva (TRS) aos pacientes com insuficiência renal crônica, uma ação conjunta com a Sociedade Paranaense de Nefrologia (SPN). Confira abaixo o recado do Dr. Ricardo Akel, vice-presidente da ABCDT-PR e superintendente do Grupo Instituto do Rim do Paraná.

Participaram da reunião, pelo CRM-PR, o presidente Romualdo José Ribeiro Gama; o vice-presidente, Eduardo Baptistella; o secretário-geral, Anderson Grimminger Ramos; o 1º secretário, Fernando Fabiano Castellano Junior; e a 1° Tesoureira Valeria Caroline Pereira Santos.

Representando a ABCDT-PR, estavam presentes o vice-presidente, Ricardo Akel; a Maria Laura Icart Neme – Médica Sociedade Paranaense de Nefrologia; a Sueli Ramos dos Santos – Instituto do Rim Ibiporã; a Sandra Oliver Aguilar – Instituto do Rim Umuarama; a Evelyn Emelly de Morais – Marketing do Grupo Instituto do Rim do Paraná; a Simone Aparecida dos Santos – Assistente de direção do Grupo Instituto do Rim do Paraná; a Claudia Leodelau – Gerente Operações Davita; a Esther Serra – Administrativo Instituto do Rim Paranaguá; a Maria Teresa Ventura – Enfermeira Instituto do Rim Paranaguá; o Helio Vida Cassi – Médico Nefrologista do Instituto do Rim e membro da ABCDT-PR e o Patrick Fiorese Schreiber – Administrador do Instituto do Rim Campo Mourão.

Fonte: Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR)