A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços de Saúde se reuniu na última semana, em Brasília, para discutir tópicos como: ações emergenciais e estratégicas devido à calamidade pública no Rio Grande do Sul. Com a presença do Deputado Pedro Westphalen e representantes do setor de saúde, foram abordadas medidas para organizar doações e recompor as atividades hospitalares no estado.
Uma das medidas do deputado aprovada recentemente na Câmara foi o PL 1631/2024, que prevê a suspensão da obrigatoriedade da manutenção das metas estabelecidas nos contratos, pelos prestadores de serviço de saúde do SUS, no Rio Grande do Sul, até dezembro de 2025.
Também foram discutidos e estudados projetos de metas a serem votados na Câmara dos Deputados, como: a Reforma Tributária, Piso Salarial dos farmacêuticos, a PEC 30 horas da enfermagem, o projeto PROFES, metas qualitativas e quantitativas do ano, dentre outros temas relevantes para políticas públicas. A ABCDT participa ativamente das discussões, reforçando as prioridades no tratamento de diálise para aumentar o acesso aos serviços e promover mais qualidade de atendimento.
Nossa participação na Frente Parlamentar Mista ao longo deste ano, desde sua criação, tem sido essencial para promover ações que beneficiem os pacientes renais crônicos. Seguimos comprometidos a atuar junto a autoridades e empresas do setor para superar os desafios.
#ADiáliseNãoPodeParar