Acessos Venosos

0
63

Pacientes em diálise usam diferentes tipos de acesso venoso dependendo de quanto tempo farão o tratamento ou por necessidades específicas de cada um.

Fístula

A fístula arteriovenosa geralmente é feita no braço, cirurgicamente, conectando uma artéria a uma veia. É a solução mais adequada para uso a longo prazo para pacientes renais crônicos. Somente pode ser usada algumas semanas após sua colocação.

Características da Fístula

  • Maior durabilidade: A fístula tem uma vida útil mais longa pode ser usada por mais tempo antes de precisar ser substituída.
  • Menor risco de infecção: Por ser uma conexão direta entre uma artéria e uma veia, não há necessidade de inserir um tubo dentro do corpo, reduzindo ssignificamente o risco de infecção.
  • Menor risco de trombose: A utilização da fístula também reduz o risco de trombose, uma complicação grave que pode ocorrer quando o fluxo sanguíneo é restrito em uma vida.
  • Melhor fluxo sanguíneo: Permite um fluxo sanguíneo ideal para a diálise, fazendo com que o sangue possa ser filtrado com mais eficiência e menos danos ao corpo.
  • Nem todos podem utilizá-lo: É necessário uma veia calibrosa e de uma artéria com boa parede (sem excesso de placas de gordura), além de bom fluxo, para a inserção da fístula, devido a isso, nem todos os pacientes podem usá-la.

Catéter

O catéter costuma ser usado para pacientes com insuficiência renal aguda ou na necessidade de uma hemodiálise de urgência. É inserido diretamente em uma veia, geralmente na região do pescoço.

Características de Catéter

  • Uso imediato: O catéter oferece acesso vascular imediato sendo uma opção quando necessário iniciar a diálise rapidamente.
  • Maior taxa de complicações: Devido a presença de um “corpo estranho” em seu corpo, podem acontecer complicações como entupimentos do catéter, infecção do dispositivo devido sua manipulação frequente, entupimentos parciais ou completos das veias profundas e infecções se tornam mais comuns.
  • Não precisa de um cenrtro cirúrgico para sua inscrição: O catéter de curta permanência pode ser inserido, sem necessidade de u centro cirúrgico a disposição.

Quanto mais você sabe, melhor pode cuidar de si mesmo e de quem você ama. Não esqueça de compartilhar para ajudar mais pessoas a entenderem sobre a diálise!