É necessário procurar uma unidade e relatar a situação, para que a equipe de saúde direcione o atendimento.
Pacientes do Rio Grande do Sul, atingidos pelo desastre climático que provoca mortes e destruição no estado gaúcho, podem receber atendimento de hemodiálise de forma imediata em unidades de saúde de Santa Catarina. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde catarinense (SES) na segunda-feira (13).
Os pacientes não precisarão de uma consulta prévia para receberem o tratamento. Conforme o governo catarinense, é necessário procurar uma unidade de atendimento e relatar a situação. A equipe de saúde direciona o serviço.
O atendimento em Santa Catarina acontece porque, além de milhares de casas terem sido destruídas no Rio Grande do Sul, hospitais foram evacuados por conta das enchentes, que já mataram mais de 147 pessoas.
Segundo a secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, pacientes que estão abrigados na casa de familiares no estado já procuraram o atendimento. Até a manhã desta terça-feira (14), no entanto, a SES não tinha um balanço de quantas pessoas receberam o serviço.
Com a falta de atendimento no estado gaúcho, Santa Catarina encaminhou uma nota técnica às clínicas de hemodiálise detalhando como será a ajuda.
A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave e são realizadas ao menos três vezes por semana.
Atendimento em SC
Em Santa Catarina existem 28 prestadores, entre clínicas e hospitais localizadas nas diferentes regiões do estado, que oferecem a hemodiálise.
A orientação é para que todas abram as agendas, de acordo com as possibilidades, para o recebimentos dos pacientes gaúchos, informou o estado.
Fonte: G1