Há pouco mais de uma semana, estávamos reunidos com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços de Saúde, em Brasília, para discutir ações emergenciais e estratégicas em resposta à calamidade pública no Rio Grande do Sul. Com a presença do Deputado Pedro Westphalen, da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e diversos representantes do setor de saúde, a reunião abordou medidas essenciais para garantir o atendimento e a segurança dos pacientes afetados pelas enchentes.
De lá pra cá, é impressionante como conseguimos evoluir e fazer tantas coisas pelas clínicas e seus pacientes.
Uma central de crise foi criada pelo Ministério da Saúde para coordenar as ações de emergência, a distribuição de insumos e medicamentos, e o apoio logístico da Força Nacional e das Forças Armadas.
Nós da ABCDT participamos ativamente das discussões, reforçando a necessidade de se priorizar o tratamento de diálise para pacientes em regiões inacessíveis por via terrestre. Definimos ações de curto, médio e longo prazo para atender às necessidades dos hospitais e das clínicas afetadas.
A participação da ABCDT na Frente Parlamentar Mista tem sido crucial para promover ações que beneficiem os pacientes renais crônicos e garantir a continuidade da diálise em todo o país. Mais uma vez agradecemos imensamente o apoio dado à ABCDT.
Continuamos comprometidos em trabalhar junto às autoridades e empresas do setor para superar os desafios e assegurar que nenhum paciente fique sem atendimento. E aqui fica nosso agradecimento a vocês. É pelo paciente renal. É pelo tratamento que promove a vida.
#ADiáliseNãoPodeParar