A ABCDT se reuniu com a Coordenação da Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, em 26/10/23, para discutir a falta de vagas nas clínicas de diálise. Segundo a Secretaria, cerca de 300 pacientes aguardam na fila de espera e existem clínicas operando acima da capacidade.
Representada pelo Dr. Leonardo Barbares, vice-presidente da entidade, a ABCDT destacou que o investimento necessário para ampliar as unidades e a insegurança jurídica causada por novas contratações são os principais problemas enfrentados pelo setor. O Dr. João César Moreira Mendes, diretor da SBN, representou a Sociedade.
No encontro, também foi debatida a questão do piso da enfermagem. A Secretaria informou que não irá repassar os recursos do piso de enfermagem para as clínicas, devido a uma orientação da procuradoria municipal.
O projeto da Tabela SUS paulista para TRS pode ser uma alternativa viável, porém a articulação entre as entidades envolvidas é fundamental para encontrar soluções para esses problemas, assim como o diálogo constante com a Secretaria de Saúde e a Procuradoria Municipal.
Seguimos na luta pela diálise no Brasil. É pelos pacientes renais. É por um tratamento de qualidade para todos. Afinal, #ADialiseNaoPodeParar!