NOTA À IMPRENSA – FECHAMENTO CLÍNICA DE DIÁLISE NO DF

0
124

A Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) lamenta profundamente o fechamento de mais uma clínica de diálise que atende pacientes da rede pública de saúde, como a MSF Tratamento Renal, no Distrito Federal. A clínica vinha atendendo 137 doentes renais crônicos por meio de convênio com o SUS, mas a falta de repasse por parte do Governo do Distrito Federal, do que restou de dívida de gestões anteriores, no valor de R$ 1,5 milhão, inviabilizou a continuidade do atendimento.
Perdem dezenas de profissionais de saúde extremamente qualificados, que é o que o tratamento de alta complexidade exige. Mas perdem sobretudo os pacientes renais, que não podem ficar sem o tratamento pelo menos três vezes na semana, para garantir a vida, já que não possuem mais a função renal.
A ABCDT cobra do Governo do DF um esclarecimento sobre a situação do repasse de verbas referentes à Covid e meses em atraso de 2020, além da destinação destes 137 pacientes renais que precisam receber o tratamento ainda essa semana.
“Já tivemos 39 clínicas fechadas nos últimos 5 anos em todo país. Estamos há anos lutando por um valor justo da Tabela SUS e pagamentos em dia por parte dos gestores públicos, além de pedidos de cofinanciamento em estados. Mas infelizmente, nem sempre somos ouvidos e a situação financeira de muitas clínicas hoje é crítica, beirando a falência. Os custos aumentaram muito com a Covid e a desvalorização do real. Esperamos que outras clínicas da região consigam oferecer o atendimento, ao menos recebendo em dia porque o paciente renal não pode ficar sem diálise”, destaca o médico nefrologista Marcos Alexandre Vieira, presidente da ABCDT.