A ABCDT realizou nesta segunda-feira (07/02/2022) uma reunião com as clínicas do Distrito Federal para discutir a implantação do cofinanciamento.
O diretor financeiro da ABCDT, Dr. Leonardo Barberes, iniciou falando da importância de as clínicas lutarem por esse pleito. E mostrou como foi o passo a passo seguido pelas clínicas do estado do Rio de Janeiro para conseguir o cofinanciamento.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal publicou em seu edital de 2020 a proposta de complemento para nefrologia – “nº 526/2020”, que foi negada pelo CONASS. Portanto, já existe embasamento a favor das clínicas.
Todos os representantes de clínicas citaram os graves problemas vividos e ressaltaram a importância da união para enfrentamento dessa crise.
Após uma ampla discussão chegou-se ao consenso de que os insumos, DP e honorários médicos fossem inclusos na solicitação de cofinanciamento. Assim como os problemas de acesso, falta de vaga, diálise para gestantes e diálise peritoneal.
O próximo passo será agendar reuniões com os pacientes renais, parlamentares que possam ajudar no processo e com a própria secretaria.
Esses agendamentos já estão sendo feitos pela ABCDT.
*A reunião aconteceu na sede da ABCDT, em Brasília e estiveram presentes representantes de todas as clínicas associadas, que prestam serviço ao SUS.