O presidente da ABCDT, Marcos Alexandre Vieira, acompanhou nesta sexta-feira (30), a visita técnica do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, às obras da nova sede da Renal Vida (Centro de Alta Complexidade Renal), em Blumenau (SC). Entre as autoridades, estiveram presentes os senadores Jorginho Mello e Esperidião Amin, as deputadas federais Angela Amin e Carmem Zanotto, o deputado estadual Vicente Caropreso, o secretário adjunto de Saúde, Alexandre Lencina Fagundes, o prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita Maria Regina Soar.
Na ocasião, o presidente da ABCDT apresentou o grave cenário do setor no país e as demandas prioritárias para garantir o atendimento aos 144 mil brasileiros que dependem da Terapia Renal Substitutiva (TRS) para sobreviver. Na sequencia, o presidente da Associação Renal Vida, Roberto Benvenutti, e o diretor executivo da entidade, Tarcísio Steffen, conduziram o ministro e a equipe da Pasta por toda a nova estrutura, detalhando números, serviços oferecidos e previsão de conclusão.
Também participaram da visita médicos nefrologistas representando o corpo clínico da Associação Renal Vida e a equipe de urologia, grande parceira dos transplantes renais realizados no Hospital Santa Isabel. Paceria essa que já soma mais de 1.850 transplantes renais. Esse time é responsável por Blumenau receber o título de “Capital Estadual dos Transplantes de Órgãos”.