A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) lamenta o falecimento do médico nefrologista e professor Sérgio Luiz Francalacci, ocorrida nesta terça-feira (27). A diretoria da entidade registra sua solidariedade à família e homenagem a quem construiu uma carreira pautada pelo pioneirismo no ensino e assistência em nefrologia, com dedicação ao magistério por mais de 30 anos e expressivo saber científico.
Vida e trajetória do profissional
Nascido em Tubarão, foi pioneiro na implantação da Nefrologia em Santa Catarina. Formou-se em 1959, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e fez especialização no Hospital de Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Em 1962, publicou o primeiro trabalho nacional sobre diálise peritoneal e foi incentivador de vários serviços na especialidade, como a terapia renal substitutiva e o tratamento de insuficiência renal crônica, em todo o estado. A atividade docente foi uma de suas paixões, a qual se dedicou por quase 30 anos, como professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi criador e chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital Governador Celso Ramos e terminou suas atividades como médico no Hospital de Caridade. Participou de diversas diretorias da ACM e integrou o Conselho de Administração da então Unicred Florianópolis. Praticante de esportes, foi também o criador do Departamento Médico do Avaí Futebol Clube, sendo seu primeiro diretor. Por fim, foi membro titular da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (Acamesc), desde 1996.
O velório e o sepultamento estão marcados para ocorrer nesta quarta-feira, 28 de julho, das 9 às 11h30, no Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis.