O presidente da ABCDT, Dr. Marcos Alexandre Vieira, participou nesta quinta-feira (18/06/2020) da audiência interativa da Câmara dos Deputados com o tema “Os Pacientes Renais e as Clínicas de Hemodiálise na Pandemia”.
A audiência foi realizada pela Comissão Externa destinada a acompanhar ações preventivas da vigilância sanitária e possíveis consequências para o Brasil quanto ao enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus.
Dr. Marcos destacou a necessidade urgente de correção da Lei Nº 13.992/2020 e da Portaria Nº 1.124, de 7 de maio de 2020 (que substitutiu a Nº 662), que considera a média dos últimos 12 meses para pagar os prestadores de serviço ao SUS. Pois ao contrário daqueles que as publicações procuraram proteger, as clínicas de diálise caminham no sentido inverso com aumento de demanda e custos, e, não podem ter suas receitas diminuídas, sob pena de um grande desequilíbrio no setor. Nas últimas três competências (março, abril e maio) já foram cortados mais de R$ 12 milhões das clínicas de diálise que prestam serviço ao SUS.
Outro ponto levantado pelo Dr. Marcos é a importância de reajuste da tabela, o valor da sessão de hemodiálise está congelado por muitos anos. “Nosso compromisso é sempre manter um tratamento com qualidade e segurança, priorizando o bem estar dos pacientes. E isso tem um custo alto”, destacou o presidente da ABCDT. “E não podemos deixar de enfatizar que a pandemia aumentou ainda mais os custos das clínicas de diálise, que tiveram que tomar várias novas medidas de segurança , além dos custos com contratação de profissionais para substituir profissionais infectados pelo covid-19, reajustes abusivos de equipamentos de proteção individuais (EPIs) e aumento dos custos dos insumos em até 200%”, completou.
PARTICIPANTES DA AUDIÊNCIA:
– Dr. MARCOS ALEXANDRE VIEIRA, Presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT;
– Dr. DANIEL CALAZANS, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN;
– Sr. HUMBERTO FLORIANO MENDES, Diretor de Comunicação da Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil- FENAPAR;
– Sr. RODRIGO LACERDA, Assessor Técnico do CONASEMS;
– Sr. LEONARDO VILELA, Consultor Técnico da CONASS;
– Sr. MARCIO IRITA HARO, Diretor Substituto do Departamento de Atenção Especializada e Temática – DAET/SAES/MS; e
– Sra. FLÁVIA AMARAL FREITAS, Consultora Técnica da Coordenação Geral de Atenção Especializada – CGAE/DAET/SAES/MS.