ABCDT PARTICIPA DE SESSÃO ESPECIAL DO DIA MUNDIAL DO RIM NO PLENÁRIO DO SENADO

0
98

Presidente da associação, Yussif Ali Mere Júnior, compôs a mesa junto a senadores e representantes da SBN, SOBEN e FENAPAR.
No dia 12 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim e em Brasília, uma sessão especial no Senado Federal contou com a participação da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Associação Brasileira de Enfermagem de Nefrologia (SOBEN) e Federação Nacional de Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (FENAPAR) para discutir a crítica situação das clínicas de diálise prestadoras de serviços para o SUS no Brasil.
Durante a sessão presidida pelo Senador Luiz Carlos do Carmo, ainda estiveram presentes a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (FENAPAR) e a Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (SOBEN).
Além de comemorar mais um ano trazendo à luz a luta de pacientes e profissionais de saúde que trabalham com a terapia Renal Substitutiva – TRS, as entidades procuraram relatar as dificuldades ainda enfrentadas no país. Na ocasião, o presidente da ABCDT, chamou atenção para a primordialidade de mostrar para as autoridades as necessidades que afetam o setor: “Nós não precisamos de muito. Precisamos de atenção, da recomposição financeira e do reembolso da hemodiálise para conseguirmos melhorar o tratamento e investir em tecnologia para melhor atender nossos pacientes”, pontuou.
Por sua vez, o presidente da SBN, Marcelo Mazza, lembrou que eventos alusivos ao Dia Mundial do Rim estariam acontecendo por todo o mundo, e que o Brasil lidera em número de eventos relacionados à data. “Isso é fruto do desenvolvimento de todos nós, de todos os trabalhadores da nefrologia e diálise, e da sociedade brasileira”, comemora.
Prevenção é foco da ABCDT
Para o presidente da Associação, Yussif Ali Mere Júnior, a grande preocupação é em relação à prevenção das doenças renais. “Não podemos ser apenas prestadores de serviço. Precisamos estar juntos para oferecer aos pacientes o grande objetivo desse Dia Mundial do Rim, que é a prevenção”, destaca. “Nós, da ABCDT, estamos à disposição para melhorar o tratamento dialítico e nefro do país”, finaliza Yussif.
Ainda como ação comemorativa, a ABCDT inflou, em frente ao Congresso Nacional, um rim gigante, atraindo a atenção de centenas de pessoas que pararam para tirar fotos antes da sessão. A intenção é chamar a atenção das autoridades e de todos os brasileiros para a prevenção às doenças renais.