A ABCDT e a SBN participaram na última terça-feira (23/04/19) de uma reunião no Departamento de Atenção Especializada e Temática – DAET/SAS do Ministério da Saúde, em Brasília.
Participaram da reunião o diretor executivo da ABCDT, Carlos Pinho, o vice-presidente nacional da SBN, Daniel Calazans, o vice-presidente região nordeste da ABCDT e da SBN, Wagner Moura. O Ministério da Saúde foi representando pela equipe técnica do DAET.
As entidades mostraram a necessidade de criação e funcionamento de um Grupo de Trabalho que discuta as questões mais importantes do setor:
– Diminuição do acesso ao tratamento dialítico;
– Situação crítica da diálise peritoneal;
– Subfinanciamento crônico da hemodiálise;
– Política de transplantes renais;
– Tratamento conservador e prevenção.
De imediato as entidades solicitaram a revisão do valor determinado para pagamento das sessões de hemodiálise de pacientes em trânsito; revisão das codificações e liberações de procedimentos na tabela SIGTAP para serem realizados nas clínicas; rever a forma de cobrança/pagamento das diálises realizadas à beira do leito em pacientes do SUS.
Os representantes do Ministério da Saúde comprometeram-se em levar as demandas à direção da Secretaria de Atenção à Saúde – SAS e agendar uma reunião de retorno.