Clínica particular que atende pacientes do SUS pode suspender atendimento

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Segundo o Instituto de Doenças Renais, há dois meses, a Secretaria de Saúde não repassa verba federal para hemodiálise.
Pacientes e funcionários do Instituto de Doenças Renais (IDR) fizeram uma manifestação, nesta segunda-feira (19/11), em Samambaia, contra o atraso do repasse federal destinado ao tratamento de hemodiálise. A clínica atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e está há dois meses sem receber da Secretaria de Saúde. Por isso, ameaçam suspender o atendimento.
De acordo o sócio administrador do IDR, Edson Santos, a verba foi repassada do Ministério da Saúde para a Secretaria de Saúde, mas as clínicas não recebem desde agosto. “Eles dizem que o pagamento é feito por uma ordem cronológica, mas não sabemos como isso funciona. Que ordem é essa? Estamos fazendo o que está a nosso alcance, mas, infelizmente, não temos mais como manter”, afirmou Edson.
Em nota, a administração da clínica informou que estão sendo “adotadas as providências necessárias para a transferência segura dos pacientes para outras clínicas”. O IDR tem o prazo 60 dias, a partir do comunicado, para o remanejamento.
“Seguimos o atendimento normalmente por até 60 dias, que é o tempo previsto em contrato. Os pacientes estão preocupados, porque somos uma das poucas clínicas com vaga. Fizemos um esforço para melhorar o atendimento e ter equipamentos bons, e os pacientes reconhecem isso. O receio é ser transferido e não receber o mesmo atendimento”, informou.
O motorista Célio Lopes, 55 anos, faz hemodiálise há 7 anos no IDR. Ele está apreensivo com o futuro do tratamento. “Nós somos muito bem atendidos. Não queria ter de sair de lá, porque nos tratam como se fossemos da família, sabe? E não é em qualquer lugar que encontramos isso”, ressaltou.
Célio mora no P Sul, em Ceilândia, e fez questão de ir até Samambaia para participar da manifestação. No entanto, a experiência não foi nada boa. “Estava atrás de um direito meu e fui agredido lá. Fechamos parte de uma via, e um motorista que estava com pressa, desceu do carro, me deu uma pancada na cabeça, e eu caí no chão. Isso é uma humilhação para um cidadão. Até quando isso?”, questionou.
Pagamento
Também em nota, a Secretaria de Saúde informou que recebeu, em outubro, a fatura do mês de agosto da IDR clínica de hemodiálise. A pasta esclarece que as faturas, primeiramente, são encaminhadas pela própria clínica ao Ministério da Saúde e, só depois, repassadas à Saúde local, que realiza o pagamento. A quitação da fatura de setembro está em andamento e, até o momento, a de outubro não foi apresentada. Ou seja, “o atraso ocorre na entrega de documentos por parte da empresa”. O documento de agosto deve ser pago nos próximos dias.
Fonte: Correio Braziliense – https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2018/11/19/interna_cidadesdf,720281/clinica-particular-que-atende-pacientes-do-sus-ameaca-suspender-atendi.shtml – 20/11/2018

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA CLÍNICA