A ABCDT realizou ontem (05/10/17) uma reunião durante o Congresso Paulista.
O Dr. Yussif Ali Mere Junior, presidente da ABCDT, ressaltou o quanto é importante apresentar para os associados os principais trabalhos realizados pela entidade.
O destaque foram as duas últimas reuniões com a Anvisa e Ministério da Saúde.
Em relação ao artigo 60 da RDC 11/14, que trata do descarte de linhas arteriais e venosas, foi destacado que a ABCDT juntamente com a SBN fizeram tudo que podia ser feito para provar a inviabilidade do descarte. Foram apresentados todos os estudos necessários que provam que o impacto financeiro para as clínicas será enorme, e elas não terão como arcar com esse custo sem uma contrapartida financeira por parte do Ministério da Saúde.
Outro destaque foi a revisão da portaria 389/14, que trará benefícios para as clínicas de diálise. Na última reunião, o Ministro da Saúde, Ricardo Bastos, se mostrou bastante receptivo às reivindicações da ABCDT e SBN. E pediu agilidade à equipe técnica do Ministério, para que a nova portaria seja publicada o mais breve possível.
A reunião foi bastante produtiva, pois contou com a participação de representantes de várias clínicas, englobando praticamente todas as regiões do país.
Após a apresentação dos trabalhos da ABCDT, cada associado falou dos seus problemas locais e foram discutidas formas de solucionar cada problema.