O presidente da ABCDT, Dr. Yussif Ali Mere Junior, participou nesta quarta-feira (27/09/2017) de uma reunião com o diretor presidente da ANVISA, Dr. Jarbas Barbosa da Silva Júnior. Também participaram o vice-presidente da ABCDT, Dr. Marcos Vieira; o tesoureiro, Dr. Leonardo Barberes e o secretário geral, Dr. Carlos Pinho.
O objetivo da reunião foi dar continuidade as negociações para tentar encontrar uma solução para a questão do artigo 60 da RDC Nº 11/2014, que trata do fim do reuso das linhas arteriais e venosas.
Os efeitos da Resolução Nº 163/2017, que suspende por 120 dias a eficácia do art. 26 e do art. 60 da RDC Nº 11/2014 termina em meados de outubro. Apesar de ter sido um grande avanço nos trabalhos desenvolvidos pelas entidades de classe do setor nefrológico, sua eficácia está chegando ao fim sem uma solução definitiva para o problema.
A ABCDT, mais uma vez, mostrou à ANVISA que sem uma contrapartida financeira do Ministério da Saúde é impossível para as clínicas de diálise cumprir tal exigência.
Apesar da reunião não ter dito um resultado final, foi bastante positiva e o Dr. Jarbas tem se mostrado bastante sensível e compreende que a situação das clínicas é crítica.