Hemodiálise e Transplante Renal são temas da XXV Semana do Renal

0
92

A XXV Semana do Renal, organizada pela Adreterj – Associação dos Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o tema “Hemodiálise e Transplante Renal”. O objetivo é debater questões sobre a situação da terapia renal substitutiva no país, como a qualidade no tratamento e o financiamento do Sistema.
Aproximadamente 13 milhões de brasileiros apresentam algum grau de problema renal, segundo o mais recente levantamento da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). O número é duas vezes maior do que há dez anos. Desse total, 100 mil estão em estágio grave, dependendo de hemodiálise ou na fila do transplante, e os casos vêm crescendo a um ritmo de 10% ao ano.

Para o diretor da Adreterj, Gilson Nascimento, o tratamento já foi considerado um dos melhores do mundo, mas vem sofrendo queda de qualidade. “As clínicas e hospitais correm o risco de não terem mais os equipamentos e os materiais necessários para prestar o serviço. O subfinanciamento da Terapia Renal está tornando insustentável a continuidade do tratamento em várias unidades de diálise espalhadas pelo Brasil”. A ideia é promover a conscientização sobre o tema em pacientes, familiares e profissionais da área.
O evento gratuito acontece nos dias 05 e 06 de novembro, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel.
 Fonte: Jornal do Brasil – 30/10/2015

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui