AL investiu mais de R$ 3 milhões para tratar alagoanos fora de domicílio

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Para assegurar o atendimento foram investidos quase R$ 4 milhões no período de janeiro a junho deste ano
No primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) destinou R$ 3.889.032,00, para o atendimento de usuários do SUS, através do programa Tratamento Fora de Domicílio. O montante beneficiou 3.050 pessoas, em diversas especialidades, sendo a oncologia, hepatologia e nefrologia as mais requisitadas.

Os mais de R$ 3 milhões foram investidos na aquisição de passagens aéreas e terrestres e ajuda de custo. Foram adquiridas 2.609 passagens de avião, que resultaram no investimento de R$ 2.851.404, e 1.448 passagens terrestres, que totalizaram R$ 341.728. Com relação à ajuda de custo, 27.836 pessoas foram beneficiadas no nos seis primeiros meses de 2015, onde a Sesau investiu R$ 695.900.
O TFD tem sido a alternativa para centenas de pessoas que necessitam de um atendimento de média e alta complexidade, que não encontra o serviço em Alagoas. E, para isso, a Sesau tem disponibilizado total apoio nos casos que se inserem dentro das normas exigidas pelo programa.
“O compromisso é assegurar que o usuário, ao acionar o serviço, seja atendido num curto espaço de tempo, evitando que haja complicação no quadro de saúde”, salientou a gerente do Tratamento Fora de Domicílio em Alagoas, Lourinete Freire. É aproximando do serviço público do cidadão que o Governo de Alagoas pretende inseri-lo dentro do processo de melhoria do serviço prestado.
Das 20 especialidades médicas que foram solicitados tratamento em outros estados, a oncologia esteve na liderança com 456, seguido pela hepatologia com 423 e neurologia com 418. As demais foram Otorrinolaringologia (394), Nefrologia (300), Ortopedia (270) Hematologia (134), Urologia (6), Gastro (69), Pneumologia (12), Fisiatria (4), Imunologia (9), Oftalmologia (71), angiologia 93), Endocrinologia (40), Cirurgia Plástica (10), Reumatologia (17) , Infectologia ( 6) e Genética (19).
Os usuários atendidos pelo TFD são encaminhados com mais frequência para Recife (1468), São Paulo (818), Salvador (135) e ainda, para Brasília (60), Rio de Janeiro (44), Campinas (28), Bauru (50), Ribeirão Preto (59), Fortaleza (14), entre outros.
O que é o TFD?
Criado pela portaria 55 da Secretaria de Assistência Social, do Ministério da Saúde, o TFD é um programa voltado para assistência, através da média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), portadores de doenças que não são tratáveis nos municípios e estados em que residem.
Para ter acesso ao serviço, é necessário apresentar os exames que atestam a patologia a ser tratada, acompanhada de um laudo médico, preenchido pelo profissional que trata o paciente.
É necessário também apresentar documentos pessoais como Carteira de Identidade, Cartão SUS, comprovante de residência. De posse da documentação, a Junta Médica da Secretaria de Estado da Saúde fará uma análise para verificar se o serviço solicitado não existe em Alagoas.
Após ser autorizado o tratamento, os técnicos do TFD irão agendar o tratamento e as viagens para paciente e, se necessário, para um acompanhante. Os recursos do programa são públicos e a Sesau solicita que as pessoas beneficiadas ao retornarem para Alagoas, encaminhem os documentos necessários e as guias da unidade hospitalar a onde foi atendido, para prestação de contas junto ao Ministério da Saúde.
Beneficiado – No dia 19 de agosto, o bebê Lucas Gabriel, de pouco mais de dois meses, foi encaminhado para o Hospital de Base do Distrito Federal, via Unidade de Terapia Intensiva aérea móvel, contratada pela Secretaria de Estado da Saúde. Ele se encontrava internado no Hospital Universitário e não havia diagnóstico definitivo sobre a sua doença, caracterizada pela não absorção de vitaminas necessárias para o seu desenvolvimento.
Fonte: R7 – 08/09/2015
 

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