Clínicas de hemodiálise cobram dívida do governo do DF

0
94

Pacientes renais que precisam de tratamento de hemodiálise em umas das seis clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) , estão correndo o risco de ficar sem atendimento.
O motivo é a dívida do Governo de Brasília com as clínicas, que soma hoje um milhão, trezentos e setenta e nove mil reais.
Quem afirma é a a Presidente da UBRET (União Brasiliense de Renais e Transplantados) Adriana Galdino, que também necessita do tratamento. Ela salienta que a Secretaria de Saúde não repassa a verba destinada ao pagamento das sessões de hemodiálise desde outubro do ano passado.

Adriana informou ainda que uma das instituições conveniadas, no Gama, deu prazo limite até o final de julho para o recebimento do pagamento.
Caso contrário, vai parar de atender. Já quem faz diálise na clínica de Sobradinho recebe apenas metade do tempo necessário em cada sessão. A medida é tentada como solução temporária para que todos possam ser atendidos.
Em nota oficial, a Secretaria de Saúde divulgou que os repasses do exercício deste ano para as clínicas de terapia renal estão em dia, e que não há riscos de paralisação dos serviços.
A Secretaria admite que possui dívida de dois milhões e 468 mil reais, com seis clínicas de terapia renal substitutiva, referente ao exercício de 2014. A pasta ressalta que os valores em aberto serão analisados.
Ainda segundo a nota, neste ano, a gestão da Saúde já repassou 1 milhão 799 mil reais a essas clínicas, para quitar parte dos valores pendentes do ano passado. E que o restante está disponível, e se enquadra no cronograma de reconhecimento de dívidas do governo de Brasília.
Fonte: EBC – 02/07/2015

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui