Pacientes renais protestam mais uma vez em Teresópolis, no RJ

0
98

Eles aguardam a entrega do Centro de Hemodiálise do município.
Protesto foi na Câmara dos Vereadores, que votaria Comissão Processante.

Cerca de 100 pessoas estiveram presentes hoje na Câmara dos Vereadores de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, protestando contra a situação dos pacientes de hemodiálise. O motivo é o atraso na entrega do Centro de Hemodiálise por parte da prefeitura. Nesta quinta-feira (28), seria votado uma Comissão Processante para investigar o prefeito do município Arlei Rosa, mas três vereadores faltaram e a votação não foi prosseguiu.

Há mais de um ano a população aguarda as obras de um Centro de Hemodiálise. Para se tratarem, os pacientes precisam viajar até Itaboraí, a 75 Km de Teresópolis. Um percurso de duas horas por trecho, além do tempo de espera no hospital. Segundo os manifestantes, 44 pacientes morreram neste período.
Paciente renal, Luciane Marques lamenta a falta de resolução para o problema da população que aguarda, asiosamente, para que o hospital seja entregue.
“Vemos colegas morrerem. É uma situação lamentável. Nossa viagem é super cansativa, principalmente na situação em que estamos”, reclamou.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde do informou que o edital de chamamento público de clínica para operacionalização do Centro de Hemodiálise de Teresópolis será avaliado pelo Conselho Municipal de Saúde em reunião extraordinária na próxima terça-feira (2). Caso seja aprovado, o edital será encaminhado para a Divisão de Licitação da Prefeitura, para continuidade do processo licitatório. Ou seja, definição de data e publicação em Diário Oficial.
Fonte: G1 – 01/06/2015

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui