Livro com receitas fornecidas por pacientes é lançado no HSJD em MG

2
297

Material foi feito pela unidade de Nefrologia do hospital em Divinópolis.
Lançamento será nesta quinta e sexta, com degustação de alguns pratos.

Será lançado em Divinópolis, nesta quinta (14) e sexta-feira (15), o livro “Cozir”, elaborado pela unidade de Nefrologia do Hospital São João de Deus (HSJD) em parceria com os pacientes e a Liga Acadêmica de Medicina. O projeto foi iniciado há mais de dois anos com receitas adaptadas de forma simples e práticas, fornecidas pelos pacientes com insuficiência renal. O objetivo é que eles possam fazer uma variação do cardápio sem prejudicar o tratamento.

O primeiro livro do projeto conta com nove receitas de temperos, dez pratos principais, dez guarnições, 11 sobremesas e nove quitandas, todas selecionadas e adaptadas para pacientes com problemas renais. Segundo a nutricionista Fernanda Chula, responsável pela organização do livro, foram mais de 104 receitas encaminhadas pelos pacientes
“Eu fiz a seleção porque tinham receitas que são impossíveis de adaptar pelo fato de conter vários ingredientes que os pacientes não podem consumir em excesso. Tentamos selecionar as receitas mais simples e mais práticas, porque se fossem publicadas receitas muito elaboradas, acaba que eles desistem de fazer”, explicou.
O lançamento do livro será realizado na unidade de Nefrologia do HSJD e todos os pacientes receberão de forma gratuita um exemplar do livro e algumas receitas estarão disponíveis para degustação.
Saúde dos pacientes
Segundo a nutricionista Fernanda Chula, o paciente que faz hemodiálise, diálise peritoneal ou transplantado, a alimentação balanceada melhorará significativamente a qualidade de vida, por isso uma dieta especial é parte integrante deste tratamento. As principais preocupações para o paciente dizem respeito à quantidade de energia, proteína, potássio, fósforo, sódio e água que devem ingerir. Para isso algumas técnicas são bem vindas no preparo de alimentos.
“O caso do potássio tem algumas frutas que são mais ricas e os pacientes tem que dar preferência para àquelas que contém uma quantidade menor deste nutriente. Os legumes devem passar por um processamento que é cozinhar em água durante pelo menos dez minutos e desprezar a água de cozimento. Já o feijão orientamos a deixar de molho por 12 horas, trocar a água, ferver dez minutos e trocar a água novamente. O fósforo nós pedimos para evitar embutidos, enlatados, excesso de leite e derivados. Por isso que a maioria das receitas a gente substitui o leite pela água ou um suco de fruta”, explicou
Fonte: G1 – 14/05/2015

2 COMENTÁRIOS

  1. Desejo muito saber como adquirir o livro de receitas, pois tenho minha mãe que se trata de insuficiência crônica sem diálise……mais muito debilitada com pouco apetite e fraquinha…..por favor nós ajude.

    • Boa tarde!

      Infelizmente não sei como adquirir o livro, pois apenas fiz a divulgação da notícia. Mas se você jogar no Google, provavelmente vai aparecer as
      informações sobre onde comprar. Coloca: onde comprar o livro tal…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui