Na manhã de hoje por volta das 9 horas a paciente renal, Emiliana Monteiro Filho, de 74 anos, passou mal enquanto era submetida a diálise na Unidade de Terapia Renal Substitutiva "Dr. Sérgio Bueno Pellegrino" no Hospital Regional de Aquidauana. Emiliana que veio a falecer é mãe da servidora publica municipal, professora Lúcia Regina.
Segundo matéria jornalística publicada no Jornal Noticias do Estado na semana passada, os pacientes estavam temerosos devido ao fato de que estavam sendo atendidos sem o acompanhamento de um médico especialista em nefrologia, pois durante as diálises alguém poderia passa mal e o atendimento inadequado poderia levar a óbito alguns renais. “Se alguém passar mal e o atendimento não for adequado, poderemos morrer”, afirmou ao JNE a paciente Leide Ribeiro Barbosa. Na semana passada um paciente perdeu o cateter (acesso) e teve seu atendimento complicado.
A demissão da Drª. Carmen Sandra Mequi, causou grande preocupação nos pacientes e familiares, o que os levou a entregar ao presidente da Câmara, Anderson Meireles um documento com inúmeras assinaturas com pedidos de providências.
A demissão da médica nefrologista, responsável pelo Núcleo de Hemodiálise do Hospital Regional de Aquidauana, deixou cerca de 80 pacientes renais crônicos sem médico nefrologista. O procedimento de diálise está sendo realizado sem um profissional da área, o que é considerado irregular.
O paciente João Fernandes informou que na terça-feira passada alguns renais crônicos estiveram no Ministério Público Estadual e foram ouvidos pelos promotores. “Nós estivemos no Ministério Público onde fomos ouvidos e estamos aguardando providências já que na Câmara foi conversa fiada”, disparou.
Depois que se anunciou a demissão da médica nefrologista, o Procurador Jurídico, Heber Seba, postou nas redes sociais que na segunda feira dia 09 de março, já teria um novo profissional atendendo a hemodiálise, fato que não ocorreu, provocando dúvidas entre os renais crônicos, familiares e população em geral.
O vereador aquidauanense Mauro do Atlântico também também reagiu aos fatos, pois a justificativa do Poder Executivo é o de baratear o custo deste serviço. "Rogo a Deus que o mais importante, a qualidade dos atendimentos sejam preservados e mantidos".
Conseguimos um contato rápido com o Gerente de Saúde e vereador licenciado Dufles Pinto de Souza que informou da presença de um médico nefrologista na manhã de hoje no Núcleo de Hemodiálise.
Familiares disseram ao Aquidauana News que desde a demissão da Drª. Carmen Sandra Mequi, não só a dona Emiliana, mas todos os demais pacientes estavam sendo submetidos à diálise sem o acompanhamento de um especialista. “Um médico que se identificou, mas não lembro o nome foi quem comunicou o falecimento de minha mãe”, frisou a filha da paciente.
Tendo em vista o lamentável acontecimento é de se prever que a direção do Hospital Regional de Aquidauana deva se manifestar de forma oficial, para sanar duvidas, pois há mais de 15 dias que o atendimento estava sendo efetuado sem a presença de um especialista.
A médica nefrologista Dra. Viviane Orro, postou em sua página na rede social, que no sábado, véspera do Dia Internacional da Mulher recebeu a notícia de que o Núcleo de Hemodiálise de Aquidauana estáva funcionando sem médico! "Fiquei indignada e entristecida ao receber a informação dos pacientes e de seus familiares que estão desesperados com a situação de risco que estão passando!".
Segundo Viviane Orro, os atuais gestores não têm idéia do risco e da responsabilidade que tem sobre a vida dessas pessoas e em minha opinião, escreveu ela, "não poderiam tirar uma especialista sem ter outro para substituí-lo imediatamente".
A pouco a médica nefrologista Viviane Orro postou em sua página na rede social que o fato é lamentável e que não se pode dissociar da consequência do setor de Hemodiálise ter ficado duas semanas seguidas sem assistência médica especializada! "Quanto fui tentar ajudar me colocando à disposição, fui ignorada e sofri bullying!, agora já é tarde para pedir que os responsáveis entendam sobre o que estava falando! Que Deus conforte os familiares".
O corpo da senhora Emiliana Monteiro Filho, 74 anos, está sendo velado na Capela Pax Vida e o sepultamento será nesta terça-feira (17) no Cemitério Municipal de Aquidauana.
Fonte: Aquidauana News – 18/03/2015