O atendimento a pacientes renais do SUS, que fazem tratamento de hemodiálise no hospital Aliança Casamater, na zona sul de Teresina, está suspenso desde a última segunda-feira (16), naquele hospital. A denúncia foi feita ao Portal AZ, por Valéria Lima, cujo pai é paciente no hospital.
Segundo a jovem, o motivo da suspensão do atendimento seria a falta de repasse dos recursos do SUS ao hospital. “Eles alegam que o SUS não está repassando o dinheiro desde novembro do ano passado. E por conta disso, os médicos e funcionários deste setor no hospital estariam sem receber também.”, informa.
De acordo com Valéria Lima estão suspensas as consultas, hemodiálises e até as cirurgias de transplante. “Assim como meu pai, que está até com a liberação médica para fazer a cirurgia de transplante, há vários outros pacientes. Se o atendimento não voltar ao normal, teremos que acionar a Justiça”, frisa.
De acordo com a jovem, cerca de 400 pacientes renais são atendidos diariamente no hospital. “A única coisa que a direção do hospital está fazendo é orientar os pacientes que busquem outros meios para serem atendidos. Que busquem outros centros de tratamento.”, afirma Valéria Lima.
Entretanto, uma funcionária do setor de hemodiálise do Aliança Casamater, que não quis se identificar, afirmou que os pacientes do SUS estão recebendo atendimento. "Aqui na hemodiálise está tudo normal, agora a parte de consulta e cirurgia eu não sei informar", falou.
O Portal AZ tentou ainda falar com alguém da direção do hospital, mas não obteve retorno.
Fonte: Portal AZ – 23/03/2015