Governador solicita ao Ministério da Saúde liberação do serviço de hemodiálise em Ariquemes

0
106

o governador solicitou urgência na liberação dos serviços de hemodiálise do Centro de Hemodiálise de Ariquemes e o serviço de nefrologia.
Liberar recursos para a saúde de Rondônia, aquisição de equipamentos e o credenciamento do Pronto-Socorro de Cacoal foram os assuntos da reunião dessa sexta-feira (6), no Ministério da Saúde solicitada pelo governador de Rondônia, Confúcio Moura, junto à secretária Executiva do ministério, Ana Paula Menezes.
Acompanhado de parlamentares da bancada federal e do secretário de Saúde, Williames Pimentel, o governador solicitou urgência na liberação dos serviços de hemodiálise do Centro de Hemodiálise de Ariquemes e o serviço de nefrologia. Quanto as UTIs, lembrou que já funcionam, mas ainda não foram portariadas e por isso o Estado não recebe os recursos pelo seu uso.

O governador ainda solicitou recursos para a aquisição de equipamentos e a conclusão da obra do hospital de Guajará-Mirim. A expectativa é que seja concluído entre os meses de julho a agosto.
Foi solicitado o credenciamento e a inclusão do Pronto-Socorro de Cacoal no rol dos prontos-socorros do Brasil, interligado ao hospital regional e que servirá entre 12 a 14 municípios do centro do Estado.
O senador Valdir Raupp lembrou que o hospital de Cacoal precisa de maior aporte de investimentos do ministério pois o Estado assumiu definitivamente este pronto-socorro.
A secretária do ministério verificou os indicadores da saúde em Rondônia e demonstrou interesse pelos resultados das ações do Estado. Ela destacou que foi em 2010 ao hospital e encontrou um quadro caótico e conforme as ações exitosas implementadas, solicitou à assessoria do ministério que na próxima publicação do ministério venha a constar as melhorias na saúde de Rondônia, no capítulo O SUS que deu certo.
Ana Paula destacou o contingenciamento dos investimentos para 2015, mas apresentou uma proposta para que o governador solicite uma emenda parlamentar para a aquisição destas demandas apresentadas hoje.
O senador Valdir Raupp afirmou que no volume de recursos solicitados, os parlamentares apoiarão o Estado. Ele mesmo havia indicado suas emendas para a saúde, porém todas em Porto Velho. “A secretária Ana solicitou que incluíssemos emendas individuais, principalmente agora que o orçamento é impositivo. O governador certamente receberá o apoio de parlamentares”, explicou.
A secretária-executiva do Ministério elogiou o trabalho no Estado e se colocou à disposição para encontrar formas de que os recursos necessários sejam rapidamente liberados, mas reafirmou a que o modo mais rápido é em conjunto com as emendas parlamentares.
Também participaram a deputada federal Marinha Raupp e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.
Fonte: Portal de Notícias do Governo de Rondônia – 11/03/2015
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui