Em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado no último 13 de março, o Serviço de Nefrologia do Hospital Ana Nery (HAN) promove uma feira de saúde nesta sexta-feira (28), no Largo da Soledade, com a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e professores. A atividade, que será realizada das 09 às 12 horas, visa informar, expandir e ampliar conteúdos ligados à doença renal, terapias renais substitutivas, sensibilizando assim a população para medidas preventivas e de autocuidado.
O Hospital Ana Nery é a maior unidade transplantadora de rins doEstado da Bahia, sendo que apenas no último ano realizou 33 transplantes renais em pacientes adultos e pediátricos. Além disso, também disponibiliza como outros meios de tratamento da doença renal, serviços de hemodiálise e diálise peritoneal, com atuação de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e nutricionistas. No último ano foram realizadas mais de 24 mil sessões e uma média de 162 pacientes em tratamento.
Durante a feira de saúde serão ofertados em prol da comunidade serviços como avaliação de pressão arterial e índice glicêmico, encaminhamento para ambulatório de nefrologia, distribuição de material informativo, informações sobre doença renal e tratamentos renais substitutivos, informações sobre hipertensão, diabetes mellitus, sobrepeso e tabagismo, além de informações sobre doação de órgãos e transplante renal.
O Hospital Ana Nery (HAN) é a única unidade totalmente SUS a efetuar transplante de rins em todo estado da Bahia e é referência em atendimentos de alta complexidade nas áreas de nefrologia, transplante renal adulto e pediátrico, cirurgia vascular, cardiologia e cardiopediatria.
Para todos os pacientes transplantados no HAN é disponibilizada estrutura tanto no período de preparo, quanto para o acompanhamento pós-transplante, com ambulatório específico, Centro de Terapia Intensiva (CTI) com unidade pós-cirúrgica para adultos, e CTI’s próprios para as crianças, além de acompanhamento psicológico.
Para isso o Serviço de Transplante Renal do Ana Nery conta com uma equipe que engloba, médicos (nefrologistas, anestesiologistas cirurgiões urologistas e vasculares), enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, intensivistas e residentes. Comporta em sua estrutura, farmácia mantida pela Secretaria Estadual da Saúde, destinada à dispensação de medicamentos para os pacientes em tratamento renal.
Fonte: Tribuna da Bahia – 27/03/2014