219 pessoas estão na fila de espera por um transplante de rim em Caruaru

0
98

Em onze anos, foram realizadas no hospital da cidade 300 transplantes.
Para nefrologista, número de transplantes poderia ser maior.
Em Pernambuco, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde do estado, mais de 1.359 pacientes aguardam um transplante de rim. Somente em Caruaru, no Agreste, são 219 pacientes na fila de espera de um hospital de referência.
Três dias por semana, a dona de casa, Maria Pereira, sai de Cumarú, também no Agreste, para fazer hemodiálise, em Caruaru. “É muito difícil porque há nove meses estou fazendo esse tratamento”.

Em casos como o da dona de casa, muitas vezes é preciso fazer o transplante de rim. Em onze anos, foram realizadas no hospital da cidade 300 transplantes. Este ano, foram 31 procedimentos.
Para a nefrologista, Wilna Lôla, o número de transplantes poderia ser maior se houvesse mais
informações sobre o assunto. ”Um paciente que teve morte encefálica pode ser doador de órgãos. Ele pode salvar muitas vidas e dar oportunidade as pessoas que estão na fila de espera por um rim, por exemplo. É preciso chegar mais junto das famílias para que elas autorizem a doação”, explica.
Há cinco meses o agricultor Quitério Marcus da Silva recebeu um rim. Um alívio para quem sofreu durante 23 anos com as sessões de hemodiálise. “Eu vinha à clínica de manhã e passava o dia todo deitado sem poder fazer nada. O problema tirava a minha liberdade. Agora está tudo bem”, disse.
Fonte: G1 – 25/11/2013  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui