Hospitais de Fortaleza não recebem repasse do SUS desde novembro

0
112

O presidente da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará (Femice), padre Francisco Gomes da Silva, afirma que, além do baixo valor repassado pelo SUS, em Fortaleza, os hospitais sofrem com demoras no pagamento.
“A Prefeitura de Fortaleza não pagou o mês de novembro pros hospitais. As pessoas atenderam e isso não foi pago. É mais uma situação que inviabiliza ainda muito mais (o funcionamento das unidades)”, lamenta.

A secretária da Saúde do Município, Socorro Martins, reconhece que há dívidas e também lamenta o atraso nos repasses. O problema, ela diz, é que o dinheiro repassado em 2012 foi usado pela gestão municipal anterior para serem “pagas outras questões”. Em março, indica, foram pagos serviços prestados em janeiro. “Eu lamento isso. Vamos tentar discutir isso com eles”, garante.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que “o pagamento dos procedimentos é realizado de acordo com o valor previsto pela legislação do SUS” e o Governo “reajusta a tabela de procedimentos do SUS de acordo com necessidade dos serviços e da pactuação com os gestores de saúde”. Segundo o Ministério, nos últimos dois anos, mais de R$ 400 milhões foram repassados à rede filantrópica para a manutenção dos serviços.
Fonte: jornal O Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui